Cicatrizes

(Acne e outras)

As cicatrizes de acne são comuns e apresentam-se em mais de uma forma, como distensíveis, não distensíveis e “ice-peak”. Em razão desta diversidade no tratamento pode ser necessário a utilização de mais de uma técnica de tratamento.
Obs: este tratamento é indicado em cicatrizes hipertróficas e queloides.   

O tratamento visa o estímulo à formação de colágeno, fibra essencial para a elasticidade, tonicidade e aspecto da pele.

 

 Como funciona

Esta formação de novo colágeno decorre de 3 fases distintas: 1- fase inflamatória; 2 – proliferação; 3 – remodelação.
Fase 1, plaquetas e neutrófilos estimulam a liberação de fatores do crescimento, facilitando a produção de proteínas da matriz intercelular.
Fase 2, forma-se fibronectina e fibroblastos que depositam colágeno.  
Fase 3, a conversão do colágeno em colágeno I provoca uma contração da pele. Esta fase continua por meses na parte superior da derme e pode durar até 1 ano ou mais. O feixe de fibras colágenas tem uma normal disposição e não mais em um modelo paralelo como se mostra nas cicatrizes.

Este processo pode ser auxiliado pela liberação de drogas trans e intra-dérmica, pois ao romper as camadas periféricas da pele é facilitado o transporte terapêutico de ativos na epiderme. Estes agem facilitando esta cascata de eventos e melhora das características superficiais da pele.
O eritema dura de 24 a 48 horas. Recomenda-se uso de antibiótico prévio ou tópico pós procedimento e proteção solar.
O intervalo entre as sessões pode ser de 2 semanas ou mais, sendo este relativo a quantidade, tipo e profundidade das cicatrizes.
Obs: Os dispositivos de micro-agulhamento devem ser usado uma única vez e descartado, por diminuição do poder de penetração das agulhas e risco de contaminação.

Como Fazemos
 
1 – Cuidados prévios: Nada usar na região a ser tratada (maquiagem, hidratante ou outro), não usar ác. retinóico e não expor-se a sol intenso 48 horas antes.
2 – Após limpeza face, faz-se Led Azul provocando hiper-hidratação e tornando a pele mais receptiva aos microagulhamento e medicamentos (anestésico e “drug delivery”).
3 – Uso de creme anestésico por 30 a 40 minutos.
4 – Assepsia face.
5 – Microagulhamento (A escolha das agulhas, de 0,5 a 3mm é feita de acordo com a profundidade da pele que se deseja estimular e/ou deixar a “drug delivery”).
6 – Nova limpeza no local e, com o aumento da permeabilidade da pele, aplica-se a “drug delivery” específica para o tratamento desejado (Cicatrizes, Estrias, Melasma, Rejuvenescimento, Alopécia).
7 –  Faz-se Laser infra-vermelho de baixa intensidade para intensificar a ação da medicação aplicada.
8 – É dado alta, com orientação da forma de uso do medicamento na área tratada.
9 – São relembradas as orientações pós procedimento.
Obs: Se tratamento cicatrizes, conforme suas características, pode ser efetuado “subcisão” (previamente), “peeling pontuado com ác. tricloroacético” (momento antes microagulhamento) ou “preenchimento” (posteriormente).

Pós procedimento surgem eritema e minúsculas crostas que duram de 24 a 48 horas. Pós procedimento deve-se usar protetor solar e medicamento é receitado para uso nos dias seguintes. Esta medicação intensificará os efeitos do microagulhamento.

O número de sessões varia de acordo com a finalidade do tratamento (Cicatrizes, Estrias, Melasma, Rejuvenescimento, Alopécia) e a satisfação nos resultados.

É tratamento efetivo e, se necessário, mínimo afastamento (trabalho e lazer).

Open chat
Olá! Como podemos te ajudar?