Terapia Fotodinâmica

TERAPIA FOTODINÂMICA (PDT) consiste de irradiação por luz após aplicação tópica de ácido aminolevulínico (ALA) que é um precursor da porfirina.

ALA é absorvido pela pele, localizando-se em maior quantidade nas células alteradas. Por mecanismo enzimático é transformado em protoporfirina IX (PpIX), sendo então um potente foto-sensibilizador que pode ser ativado pela exposição à luz (LUZ INTENSA PULSADA ou outra terapia baseada em luz), no espectro da luz azul à vermelha (405 nm a 635 nm). O pico de fotosensitividade da "PpIX" é no espectro da luz azul (400-410 nm). Uma vez ativado a "PpIX" gera oxigênio reativo (singlet) que destrói as células alvo.

No caso de ceratose actínica, doença de Bowen e câncer basocelular, a PDT é um tratamento com ótimos resultados, menos complexo e sem necessidades de corte ou hospitalização. O número de sessões pode variar entre 1 a 5, conforme gravidade do quadro, sensibilidade da pele à PDT, tempo de exposição ao ALA e intensidade usada na Luz Pulsada.

As reações adversas ao tratamento são eritema, edema, crostas, erosão e púrpura.

PDT é utilizada ainda no tratamento de: Acne vulgar, Alopecia areata, Ceratose actínica, Doença de Paget extra-mamária, Fotoenvelhecimento, Hirsutismo, Linfoma cutânea de células T, Melanoma maligno, Molusco contagioso, Psoríase vulgar, Papilomavírus humano (HPV), Queilite actínica, Queratoacantoma e Sarcoma de Kaposi.

* Não são mostradas fotos de pacientes antes e após tratamento (s) por determinação do Conselho Federal de Medicina.

Open chat
Olá! Como podemos te ajudar?